quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

História do Gênero Rivulus

História do Gênero Rivulus

Imagem

Em suas viagens  de pesquisa para o leste de Cuba,de volta em 1860, Felipe Poey coletado um peixe estranho corpo cilíndrico, longo e liso, que não pertencem a nenhuma Sexo descrito acima. Tomou a palavra latina rivus que significa "rio", e acrescentando o diminutivo illusFormado o nome Rivulus, Que significa "pequeno rio "ou" corrente "e um estranho dos peixes coletados em uma pequena cama perto de Havana, chamado cylindraceus Rivulus. Poey provavelmente nunca imaginou que desde o surgimento em 1860 cylindraceus Rivulus até o dia de hoje, quase todos os anos descobrir Uma nova espécie do gênero Rivulus e ainda há muitos a descobrir.

Hoje, como muitas espécies Rivulus e os trabalhadores relacionados estão concentrados no Brasil, Colômbia, Peru, Guiana, Venezuela e Panamá, alcançando mais de 100 espécies descritas que variando de Florida (Estados Unidos) para Argentina, incluindo algumas ilhas do Caribe. Esta ampla distribuição faz Gênero Rivulus, Os mais representativos do continente e a segunda americana killifish gênero com mais espécies do mundo, depois Aphyosemion.

Com o advento da killifilia como um hobby para Cyprinodontiformes killifish (ovíparos) o Rivulus começaram a aparecer no palco através de exposições mundiais organizados por associações especializadas em killifish, embora em clara desvantagem em popularidade Gêneros como outros Nothobranchius ou Aphyosemion, peixes coloridos Africano uma surpresa.

Na sequência da descoberta de Rivulus xiphidius (Huber, 1979), Rivulus começou a se excitar fãs, que encanta com a beleza deste peixe, deixe-a sua imaginação para encontrar novas espécies e maravilhoso.

Desta forma, começou a se tornar mais Rivulus conhecido no mundo, como os amantes do gênero e os cientistas estão descobrindo novos padrões de comportamento, reprodução, alimentação, etc

Gênero Rivulus é sendo constantemente revistas de ciência, fez recentemente dois novos gêneros surgiram: Kryptolebias e Prorivulus (Costa, 2004), de acordo com as diferenças morfológicas e reprodutivas (Ex: ocellatus Kryptolebias, Hermafrodita, endogamia).

O Rivulus continuam a surpreender com sua beleza, hábitos e comportamentos, sendo um exemplo de adaptação, força e evolução dentro do maravilhoso mundo do animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário